Você tem um ótimo produto, com um bom posicionamento de preço e certamente conquistará muitos clientes. Mas suas vendas estão bem menores do que as expectativas mais realistas.
O que podem estar acontecendo? Não é uma resposta simples no mundo digital.
Ele é construído por uma série de definições, estratégias, métricas e principalmente: tudo muda o tempo todo. Um novo concorrente, com estratégias mais eficientes, conquista mercado com muita mais rapidez no mercado online do que no mundo físico.
Então, separamos 4 coisas que podem estar atrapalhando suas vendas online. O assunto não se esgota aqui, mas pode ser uma excelente forma de você reavaliar a forma como seu negócio está sendo conduzido e retomar a rota do sucesso de vendas.
01 – Sua Persona está corretamente definida?
Imagine uma loja online de flores onde você foi aumentando o portfólio com produtos sofisticados – presentes, cestas, flores mais raras – mas eles não vendem. Mas as pessoas que compram estes itens sabem que você vende eles?
Definir a Persona é uma das tarefas mais complexas dentre as resoluções de Marketing Digital – e revisar constantemente se os parâmetros da Persona estão alinhados com o que está acontecendo no mercado é fundamental.
A partir da Persona, todas as estratégias são construídas ou redefinidas – canais de comunicação a ser usados, perfil dos conteúdos, precificação e muitas outras.
02 – Você está usando os canais de comunicação certos?
Um blog é imprescindível para expandir a sua marca através dos conteúdos, da comunicação com os visitantes, é ali que tudo começa. O site é fundamental pelo motivo óbvio: ser o ponto comercial para as conversões que ocorrerem nos demais canais.
Nas redes sociais, por mais importantes que elas sejam para o comércio online – e são – investir em todas pode ser um grande desperdício de duas riquezas para o sucesso de vendas: tempo e esforço criativo.
Busque aquelas onde o público predominante seja alinhado com os seus produtos e serviços. Se você vende peças para carros, certamente o Instagram não trará retornos que justifiquem o investimento.
Ao escolher os canais corretos, você foca energias suas e da equipe e consegue entender melhor os resultados que os canais trazem.
03 – Você está segmentando seus Leads corretamente?
Nada pode ser mais improdutivo e até prejudicial para o negócio do que enviar e-mails marketing sobre todos os assuntos para toda a base de clientes.
Segmentar a base de Leads é fundamental para que os clientes se sintam realmente valorizados e, principalmente, abram seus e-mails porque se tornaram poucos e interessantes.
Outro grande benefício é otimizar a estratégia do Funil de Vendas Marketing Digital e com isso aumentar muito os Leads e a taxa de conversão.
04 – Seu conteúdo está interessando seus potenciais clientes?
Aqui falamos:
Da qualidade dos seus conteúdos
Se são relevantes, atraentes e com a linguagem adequada ao público-alvo dos seus produtos e serviços.
Da estruturação de SEO
Ela é essencial para que seus conteúdos ganhem mais visibilidade nos mecanismos de busca – e isto depende diretamente do profissional responsável por ela.
Da frequência de postagem
Publicar pouco ou publicar muito podem ser maneiras opostas de tirar o interesse pelos seus conteúdos. Invista em uma frequência intermediária – 2 vezes por semana, por exemplo, dependendo do assunto – e avalie a resposta através dos cliques nos links nos e-mails, visualizações e comentários.
Dos canais usados
Se o seu produto é estético e depende muito do visual, o Instagram é o melhor lugar para postar seus conteúdos. O casamento público/canal/conteúdo é a base de sucesso para conquistar mais volume de clientes, Leads e vendas.