4 dicas de Marketing Digital para Laboratórios de Análises Clínicas!

Que o modelo digital de negócio é uma realidade e um ambiente praticamente obrigatório para todos os segmentos de produtos e serviços, em todos os portes, não temos mais dúvidas.

É preciso estar online para beneficiar-se do maior mercado consumidor – a internet – onde, com apenas um clique, milhões de vendas são fechadas por dia. Porém, com a entrada de mais empresas a cada dia no mundo digital, surge a pergunta: como administrar um negócio quando todos os concorrentes também estão nesse mercado?

Em um Laboratório de Análises Clínicas, esta questão tem preocupações muito específicas. Afinal, é um ambiente que cuida da saúde das pessoas, onde as reações por estar ali podem ser de alívio ou de angústia. Os resultados podem gerar os mais variados sentimentos.

Chegar no seu Laboratório de Análises Clínicas, vindo de uma estratégia eficiente de Marketing Digital, pode tornar esses momentos menos tensos e ajudar a transformar seu negócio em um lugar mais agradável de estar.

Por isso separei 4 dicas de Marketing Digital para Laboratórios de Análises Clínicas.

1 – Conheça – e revalide – bem o seu público-alvo

Certamente ouvimos isso como premissa em todos os negócios, o que faz com que muita gente simplifique a questão, quando ela merece uma abordagem maior.

No Marketing Digital você pode usar as ferramentas para mapear o perfil de cliente que você quer focar e trabalhar informação e conteúdo para conquista-lo. Este trabalho de mapeamento é feito em várias frentes – site, blog, redes sociais – para atingir volumes de uso diversos.

Mas deve-se partir sempre das definições de quem você quer atender – idade, renda, localização, gênero costumam ser os primeiros e principais fatores. A partir deles você aprofunda com as ferramentas e chega a um universo menor, mas onde as suas ações têm muito mais chance de obter sucesso.

2 – Invista em um Blog de qualidade e que engaje

O Blog é, hoje em dia, uma poderosa ferramenta de comunicação com o público consumidor, tanto com seus clientes para fideliza-los quanto para atrair clientes em potencial.

O trabalho de definição do público-alvo (item anterior) é a base para começar a produzir:

  • Informação (dados da empresa, preços, produtos e características, convênios, promoções).
  • Conteúdo (artigos com temas diretos sobre seu negócio ou relacionados).

Você pode, por exemplo, publicar notícias sobre novas técnicas de cirurgias, mudança nos regulamentos de planos de saúde, campanhas – eventos que estão ligados ao seu laboratório. Isto atrai um público que quer se informar e, aos poucos, dá credibilidade ao seu negócio.

As postagens podem ser simples no começo e ir se aprimorando. Para que alcancem mais leitores, existem técnicas de publicação – o SEO (Search Engine Optimization) – que ajudam s destaca-los nos resultados de pesquisas do Google e das redes sociais.

É importante investir nelas para obter resultados mais rápidos e melhores.

3 – Coloque sua marca nas redes sociais, mas com moderação

As redes sociais são um instrumento fundamental de comunicação digital com o mundo consumidor. Não há uma pessoa que não esteja conectada a uma rede social, lendo conteúdo de várias origens.

Porém investir nelas requer tempo e um custo – que não é grande, mas é um custo e se a rede não dá alcance a um negócio de Laboratório de Análises Clínicas, será um investimento desperdiçado.

Como exemplo, uma consultoria de gestão vai obter poucos resultados no Instagram. O mesmo acontece com uma floricultura no LinkedIn. O Facebook é talvez a única rede social eficaz a todos os negócios, nela o seu Laboratório de Análises Clínicas certamente tem de estar.

É importante definir as redes certas não só para gastar bem, mas para evitar a massificação da sua marca em todos os lugares, desgastando a imagem dela.

4 – Conheça os exemplos de sucesso

Muitas empresas do seu segmento podem estar agora colhendo os lucros do uso de estratégias eficientes de Marketing Digital. Muito podemos aprender numa visita aos seus conteúdos.

Conheça a Minas Labor, uma empresa da área da saúde que tem se destacado ao utilizar o marketing digital e e-commerce em sua estratégia. Acesse http://www.minaslabor.com.br/produto-categoria/materiais-consumo/tubos-microtubos/.

 

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