3 dicas para manter um relacionamento com quem já comprou no seu e-commerce!

Seu e-commerce é um sucesso de vendas.

Você tem um público-alvo bem definido, que está sendo alcançado com eficiência e tem gerado um ótimo nível de consultas no site e tráfego nas redes sociais e no blog do seu negócio. Seu preço está competitivo, o conteúdo (artigos) gerado cria um engajamento que leva a muitos leads e vendas.

Mas se todo este esforço de semanas ou meses leva seu negócio a ótimos níveis de venda, fidelizar os clientes para que eles voltem a comprar parece um desafio ainda maior.

Afinal, cada produto tem um ciclo de recompra, às vezes muito longo, e se não cuidarmos destes clientes, eles poderão perder contato com a empresa e comprar em um concorrente no futuro.

Pensando nisso, separamos 3 dicas para manter um relacionamento com quem já comprou no seu e-commerce. E transforma-los, no futuro, em novas vendas.

Qual o ciclo de venda do seu produto?

Esta é uma questão importante para definir uma forma de manter um relacionamento com clientes.

Se o seu produto é de venda recorrente – por exemplo, produtos de beleza – certamente precisará de estratégias mais frequentes, de mais presença digital na vida do cliente para que o relacionamento se mantenha.

Por outro lado, em produtos de venda pontual – notebooks, por exemplo – a frequência alta pode surtir até um efeito contrário – o cliente bloquear as suas estratégias e com isso perder um relacionamento que poderia ser uma futura venda.

Como podemos ver, diferentes formas de vender definem estratégias diferentes, neste artigo vamos abordar as ações de uma forma geral, pois cada negócio tem suas formas de gerenciar os clientes.

1 – Crie um canal digital de pós-venda com seus clientes.

Esta é uma estratégia fundamental para não perder contato com os clientes após as vendas.

Podemos usar o mesmo sistema de envio de e-mails para conteúdos de atração e engajamento de clientes para enviar mensagens com novos conteúdos relacionados ao seu negócios e ao produto que ele adquiriu.

Esta ação faz com o que se sinta valorizado e mantenha o interesse no relacionamento. Importante ressaltar que os tipos de conteúdo e a frequência de envio dependem da frequência de consumo, se as vendas são recorrentes ou eventuais, para evitar a superexposição da marca.

Por exemplo, em um negócio de produtos de beleza, você pode enviar boletins de promoções além de artigos e pode ser uma frequência semanal.

É uma forma eficiente de não cair no esquecimento. Veja no link a seguir como acessar um excelente provedor de e-mail para isso https://bonsinvestimentos.com.br/hotmail-entrar-login/.

2 – Ofereça benefícios para fidelizar

Oferecer condições diferenciadas a um cliente que já comprou pode ajudar a mantê-lo ativo com a empresa. Cada negócio tem as suas características e limites orçamentários para oferecer vantagens, mas em suma algumas ações continuam ser eficientes:

  • Desconto em uma próxima compra;
  • Prioridade na compra de um novo produto a ser lançado;
  • Programas de fidelidade;
  • Cupons de desconto no aniversário e em datas especiais.
  • Brindes porque você comprou…;
  • Ofertas de porque você comprou….

Estes e outros benefícios devem fazer parte de uma campanha de marketing estruturada para que cada cliente receba ofertas que estejam diretamente relacionadas ao perfil.

3 – Invista fortemente nos canais de comunicação com os clientes

Pode parecer lógico nestes tempos em que toda a comunicação com os clientes está concentrada nos meios digitais – site, blog, redes sociais – e sem os quais um negócio dificilmente obtém sucesso hoje em dia.

Porém, algumas empresas ainda não dão a devida atenção à qualidade da sua relação com os clientes após as vendas, principalmente quando ocorre problemas.

Os canais devem ser dinâmicos, com profissionais cuidando das mensagens e comentários recebidos, especialmente nas redes sociais onde reclamações ficam expostas para centenas e até milhares de pessoas.

Se anunciar um novo produto no Facebook, por exemplo, prepare-se para responder os comentários.

O Whatsapp também é uma forma eficiente de contato, pela dinâmica e maior pessoalidade (personalização). Você pode enviar mensagens programadas aos clientes. Porém é preciso cuidado com a qualidade do conteúdo e a frequência, já que este aplicativo é mais invasivo e excessos tendem a incomodar muito mais.

 

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